Como mudar a password de root em um RedHat server.

Alguma vez se viram numa situação onde, por exemplo, instalaram recentemente um servidor RedHat ou vão resolver um problema num servidor que não foi instalado por vocês e, na altura de fazerem login como root, não se lembram ou não sabem a password? Neste tutorial vamos aprender como resolver a situação.

Para começar temos que obter acesso físico ao servidor. O método que vou apresentar precisa de acesso físico para funcionar. Quando estivermos na consola física do servidor vamos fazer-lhe reboot da melhor maneira que conseguirmos, mesmo que isso implique um powerdown “mais sujo”. Quando o server voltar acima vamos interromper o Grub de forma que fiquemos a ver algo do género disto:

grubstop

Se repararem temos a possibilidade de carregar em “e” para editar as opções de boot usando o grub. Usamos essa opção e vamos seleccionar a segunda linha que contém as opções de boot do nosso kernel. O grub deverá levar-nos automaticamente para o fim da linha onde iremos colocar um espaço e o número 1 ou a letra s (minúscula). Esta escolha vai indicar ao kernel para iniciar em single user mode, a qual vai parar o boot num estado embrionário do sistema já “logados” como root sem ser necessário password.

grubedit

option1jpg

 

Uma vez o boot do kernel concluído, podemos “mudar” a password, com total normalidade, com o comando passwd. Na realidade estamos a definir uma nova visto que não sabemos e não precisamos de saber a anterior.

NOTA: Atenção que se estivermos em RedHat 6.0, temos que primeiro desligar o selinux “setenforce 0”  para o comando passwd funcionar.

 

passwd

 

Uma vez a password redefinida, é uma questão de se fazer reboot ou escolher para qual runlevel ir, como exemplifica a imagem abaixo.

 

init

 

Agora temos um sistema totalmente funcional com uma pass de root que nós conhecemos.

Se estivermos preocupados que alguém possa usar este método contra nós é possível tomar algumas medidas preventivas, mas isso é para outro artigo.

 

 

Nuno Brandão RHCE RHCI RHCX

 

Interessado em formação RedHat, veja aqui.: http://formacao.rumos.pt/seccao2.rumos?id=8